Nesta quarta-feira, 31, o deputado estadual Zé Maria (PT),participou de uma reunião com a equipe da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Ao lado de líderes de bancada da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o parlamentar tomou conhecimento dos objetivos, estratégias, ações e metas do Plano Diretor desenvolvido pela secretaria, a exposição foi realizada pelo titular da pasta, Alex Fiúza. A equipe foi recebida com o intuito de dar início a um diálogo permanente e sustentar parcerias estratégicas com parlamentares da casa.
O secretário destacou a importância da reunião e de políticas de indução e fomento na área de CT&I no Pará. “Demos mais um importante passo para o início de uma cultura de valorização e incentivo em investimentos para ciência, tecnologia e inovação no Estado. Dialogar com todos os setores que dessas áreas fazem parte e podem contribuir de diversas maneiras é uma política da Secretaria”, disse.
Cerca de 20 deputados, de diferentes denominações políticas estiveram presentes no encontro e parabenizaram a iniciativa da Secti em compartilhar suas atividades e o emprenho em aproximar diversificados atores que atuam e podem vir a atuar na área de CT&I do Estado, construindo assim, uma mudança no modelo de governança até então nunca visto no Pará.
Na ocasião também foi exposto o Sistema Paraense de Inovação (SIP), cujo objetivo é criar uma cultura de troca de informações entre o setor empresarial e instituições de ensino e pesquisa para elaboração conjunta de propostas de políticas públicas e alternativas para o desenvolvimento e produção nas áreas de tecnologia, inovação e ciência no Estado.
Ao final da reunião, o Secretário ressaltou a importância de ser criada uma comissão de Ciência e Tecnologia na ALEPA e propôs que um novo encontro seja realizado para discutir o Projeto de Lei Estadual de Inovação que está sendo desenvolvido pela Secti, no intuito de que os deputados possam tirar dúvidas, fazer alterações e dar contribuições antes do projeto final ser apresentado.
Com informações Ascom Secti - Raphael Freire