quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Da Tribuna, Zé Maria faz balanço eleitoral e volta a questionar empréstimos

  Durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará de hoje, 10 de outubro, o deputado Zé Maria, líder do PT na Casa, se pronunciou da tribuna, onde fez um balanço da participação do Partido dos Trabalhadores nas eleições municipais. No discurso, o parlamentar foi enfático ao afirmar que “a legenda continua vitoriosa e se mantém firme na construção de uma sociedade igualitária”.
No Pará, o PT alcançou o número de 23 prefeitos eleitos. Destes, 02 mulheres, 10 prefeitos reeleitos e 13 que vão assumir a gestão municipal pela primeira vez. Segundo Zé Maria, o saldo positivo do partido se reflete, também, nas coligações que compôs, nas 13 composições de chapa que concorria apenas ao cargo de vice-prefeito no Estado, como em Juruti, que elegeu o prefeito Marquinho (PSD) e o vice-prefeito Jonas (PT). As outras localidades foram: Marabá, Nova Timboteua, Pau D´arco, São Miguel do Guamá, Novo Repartimento, Canaã dos Carajás, Aveiro, Garrafão do Norte, Tomé-Açu, Juruti, Viseu, Cumaru do Norte e Portel.
Outro importante resultado apresentado pelo deputado foi a vitória das 21 coligações em que o PT concorria apenas ao cargo de vereador. O Partido conseguiu eleger coligações nos municípios de Aveiro, Bagre, Bannach, Brejo Grande, Curionópolis, Santana do Araguaia, São João do Araguaia, São Miguel do Guamá, Uruará, Tucumã, Mocajuba, Castanhal, Terra Alta, Chaves, Breves, Cachoeira do Piriá, Redenção, Quatipuru, Santa Izabel, Oriximiná e Ulianópolis.
“A força da democracia se caracterizou em votos que garantiram ao PT dar continuidade ao trabalho que vem fazendo. Em parceria com a presidente Dilma, nossos prefeitos poderão realizar um mandato em prol do povo”, explica Zé Maria para em seguida lembrar que o PT fez 181 vereadores, um aumento em releação à eleição anterior, quando elegeu 174.
Cenário nacional
Um dia após a eleição municipal em todo o País, a Secretaria Nacional de Organização do PT divulgou um balanço com o resumo da situação eleitoral do Partido. Até o momento, o PT conquistou um total de 624 prefeituras e mantem o crescimento constante desde 1982, quando disputou as eleições municipais pela primeira vez.
Em relação a 2008, o PT aumentou em 12% o número de prefeituras e há ainda 22 candidatos petistas que irão disputar o segundo turno em capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores. O Partido ganhou 13 prefeituras no universo que compreende as cidades com mais de 150 mil eleitores.
Segundo o levantamento da SORG, mais da metade dos prefeitos eleitos em 2008 que concorriam à reeleição conseguiram um novo mandato. O PT reelegeu 154 dos 285 atuais prefeitos, ou seja 54% do total.
O PT dobrou o número de prefeituras no estado do Ceará e Minas Gerais continua como o estado com o maior número de prefeituras, com 114 prefeitos petistas eleitos. E na Bahia, o PT passou de 66 para 92 prefeituras.
Clique aqui para ver a relação das prefeituras eleitas pelo PT no primeiro turno: http://www.pt.org.br/arquivos/relacaodeprefeituraseleitas2012.pdf
Empréstimo
Os deputados da bancada petista participam amanhã, 11 de outubro, de uma reunião com o governador do Estado, Simão Jatene. Sem local confirmado, o encontro deve acontecer a partir das 17 horas. Os parlamentares querem apresentar alguns questionamentos referentes aos pedidos de empréstimos que tramitam na Assembleia Legislativa e encontram-se na pauta de votação há 03 semanas.
De acordo com o líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), Zé Maria, ainda há pontos na distribuição dos recursos que precisam ser esclarecidos. “Não somos contra a aquisição e aplicação dos recursos, até por que representará avanços importantes nas regiões que serão aplicadas. O que precisamos debater é a distribuição igualitária entre todas as regiões”, explicou o deputado.
Entenda o projeto
Os 04 projetos de leis do Executivo solicitando autorização de contratação de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco do Brasil (BB) somam aproximadamente de R$ 2 bilhões.
O líder petista na Casa, deputado Zé Maria, informou que foram apresentadas 15 emendas só do PT. “É preciso refletir sobre o que cerca esta proposta, é um valor muito alto e que a meu ver está mal distribuído. Há regiões que continuam sendo privilegiadas em detrimento de outras”, destaca.
A principal emenda apresentada por Zé Maria quer a supressão do artigo que permite ao governo do Estado alterar as despesas previstas na lei até o limite de 25%, em caso de existência de saldo proveniente da operação de crédito por necessidade de “atender investimentos estratégicos de interesses públicos”, conforme descreve a proposta do Estado, sem prejuízo dos objetivos estabelecidos no Plano Plurianual e nos Orçamentos Anuais do Governo.
Zé Maria também tenta garantir recursos que ainda não constam no projeto original para implantação de sistemas de abastecimento de água, em São Félix do Xingú e em Marabá, assim como redirecionar recursos para pavimentação da Pa-370 (Curá-Una/Medicilândia) e da restauração da Pa-257, que liga Juruti à Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário