terça-feira, 27 de novembro de 2012

Eleição da Mesa Diretora Alepa: PT fecha bloco com PMDB



Com aproximação do final de mais um ano legislativo e na expectativa da eleição da nova Mesa Diretora na Assembleia Legislativa do Pará, o deputado Zé Maria, líder da bancada petista, protocolou hoje projeto de resolução que pretende alterar o dispositivo do Regimento Interno que trata sobre a eleição da Mesa Diretora.
Tradicionalmente, a eleição para escolha da chapa que vai compor a mesa diretora é realizada até o dia 20 do mês de dezembro, data em que os parlamentares saem de recesso da Casa, mas a obrigatoriedade da realização neste período não está previsto em nenhum artigo do Regimento Interno, dando abertura para várias interpretações.
O projeto de Zé Maria altera o inciso II e cria o parágrafo único ao artigo 11 do regimento interno da Assembleia Legislativa, que deve passar a vigorar com as seguintes redações: entre os dias 1º a 20 de dezembro, do segundo ano da Legislatura, haverá eleição da Mesa Diretora, para o segundo biênio.
“Queremos ainda que o dia da eleição de que trata este projeto seja deliberado pelo Colégio de Líderes, isto também está sendo observado dentro deste projeto”, reiterou Zé Maria. O deputado argumenta que atualmente a segunda eleição ocorrerá a partir do dia 1º de dezembro. “Estranhamente se estabelece a data do início, mas não o seu limite final, o que dá margens para ocorrer até o início do outro período legislativo, final do primeiro mandato do presidente eleito” explica.
Para o líder do PT, uma data tão importante para a Casa não pode ficar a critério do presidente, devendo ser definida pelo Colégio de Líderes, o que também se propõe, com a criação de um parágrafo único.
Bloco
Em reunião na sala Vip da Alepa hoje, com a presença da imprensa, os parlamentares da bancada do Partido dos Trabalhadores e do PMDB anunciaram a aliança em torno do nome do deputado Martinho Carmona (PMDB) à presidência da Casa. De acordo com Zé Maria, líder do PT, a união representa uma tentativa de tornar a casa ainda mais independente do governo. “Somos um poder e como tal precisamos ter essa liberdade para trabalhar. Apresentamos alguns pontos das nossas reivindicações ao PMDB que se comprometeu a incluí-los. Estamos reivindicando a primeira secretaria, o que está praticamente fechado”, ressaltou.
O deputado estadual Aírton Faleiro foi anunciado como candidato à 1º secretário na chapa encabeçada por Martinho Carmona. “Atendendo solicitação do meu partido e da bancada retirei minha candidatura à presidência da Alepa, em apoio à candidatura do deputado Martinho. É importante ressaltar que esse gesto demonstra o esforço do PT na construção de uma mesa diretora autônoma”, contou Faleiro. Juntas, as bancadas do PT e PMDB somam 16 deputados.  Foi afirmado que a partir de agora outros partidos serão procurados para compor a chapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário