segunda-feira, 25 de março de 2013

Deputado quer evitar conflito agrário em Alenquer



Em ofício encaminhado ao Ouvidor Agrário do Estado do Pará, desembargador Otávio Marcelino Maciel, o deputado Zé Maria (PT) solicitou a mediação da instituição na iminência de conflitos agrário no município de Alenquer. O parlamentar quer providências no sentido de colaborar com a questão agrária envolvendo terras da Fazenda Libra LTDA. Segundo ele, no local vivem há mais de dez anos cerca de 45 famílias.
No documento, Zé Maria afirma que o terreno ocupa um espaço de aproximadamente 2025 hectares e está situado às margens do igarapé Arariquara e nas proximidades do Igarapé Maqui.. “Neste local as famílias estruturaram-se social e economicamente, contando hoje com uma igreja e escola, onde estudam mais de 50 crianças. Eles convivem pacificamente e da terra retiram seus sustentos”, conta o deputado.
Segundo ele, a empresa Libra, intitulando-se proprietária do imóvel, ingressou com ação de reintegração de junto a Comarca de Santarém. “Esse juízo singular, após instrução processual, julgou procedente o pedido e concedeu reintegração de posse, fixando multa diária de mil reais em caso de descumprimento”, disse Zé Maria.
O parlamentar afirma que contra esta decisão de primeira instância, as famílias interpuseram recurso de apelação perante o Tribunal de Justiça do Pará, que negou provimento ao apelo. “Decisão q ue transitou em julgado em dezembro de 2012”, completou. “Portanto, as famílias estão angustiadas com a possibilidade de serem despejadas e sofrerem com as consequências desastrosas dessa decisão. Por isso recorri à ouvidor agrário, considerando o importante e reconhecido trabalho desenvolvido pela ouvidoria, que prima pela solução pacífica dos conflitos. Meu pedido é no sentido de garantir a permanência das pessoas na área ocupada, por se constituir um fato de justiça social”, argumenta Zé Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário