quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Projeto de Zé Maria pretende instituir medalha “Mérito Constitucional” na AL

Nota publicada no Diário do Pará, colunar Repórter Diário, de hoje
O deputado Zé Maria (PT) protocolou no dia 29 de outubro, na Alepa, projeto de resolução que institui a medalha “Mérito Constitucional”, que poderá ser conferida a personalidades físicas, ou jurídicas, que tenham se destacado na atuação em defesa da garantia dos direitos constitucionais. O parlamentar sugeriu o mês de outubro, para entrega da congratulação, já que no último dia 05 deste mês a Constituição do Estado do Pará completou 25 anos de existência.
Zé Maria lembrou que a Constituição foi promulgada após intenso trabalho da Assembleia Constituinte, fruto de um processo nacional iniciado com a promulgação da Constituição Federal de 1988, ocorrida após longos 20 anos de ditadura militar. “É a maior lei do nosso estado. Esta proposição é uma forma de valorizar essa importante data”, argumentou o deputado.
A medalha, de acordo com o projeto apresentado, será conferida a pessoas que tenham se destacado na atuação em defesa da “garantia dos direitos constitucionais, da efetivação de direitos valorativos a dignidade da pessoa humana, considerando que esta se concretiza no princípio fundamental de um estado democrático de direito, sob o qual deve se pautar todos os direitos e garantias fundamentais”, conforme esclarece o texto da proposição.
De acordo com Zé Maria, ao conferir a medalha, a Casa estará valorizando a Carta Magna do estado e reconhecendo o trabalho de várias pessoas em defesa da democracia. “Juízes, membros do Ministério Público, advogados, professores, trabalhadores urbanos e rurais, entidades jurídicas, enfim, toda pessoa que atua na promoção de um estado mais justo, na busca de um verdadeiro estado democrático de direito”, explica o parlamentar.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Trabalhadores cobram ações do governo em Itaituba

Cerca de 500 trabalhadores rurais interditaram a BR-163, na altura do Km 32, em Itaituba, Oeste do Pará, na última segunda-feira, 21 de outubro, para cobrar a realização de várias obras do Governo Federal e Estadual, conforme a pauta de reivindicações do movimento. O protesto foi acompanhado de perto pelo deputado Zé Maria (PT), que ajudou a intermediar a negociação com os órgãos governamentais. O movimento foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município e FETAGRI/Pa, com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
A interdição ocorreu na segunda e terça-feira, impedindo o trafego no dois sentidos (Santarém e Novo Progresso). Segundo o parlamentar, os manifestantes reivindicam o cumprimento de uma agenda de regularização fundiária e demarcação de terras da área entorno ao Parque Nacional, com a criação de Assentamento de Reforma Agrária. “Vamos levar os anseios desses trabalhadores para o parlamento. Precisamos dar seguimento às ações que vão dar dignidade ao nosso povo”, disse Zé Maria que esteve no local desde o último domingo.
A morosidade na execução de várias políticas públicas por parte tanto do governo federal quanto do estadual travou, segundo os trabalhadores, a demarcação de terras e os processos de assentamento. De acordo com Zé Maria, o grupo exige a continuidade do Programa Luz Para Todos. “Entre os principais pontos está, também, a reinstalação da Unidade Avançada do Incra em Itaituba com autonomia financeira e efetiva implantação do Hospital Regional de Itaituba, que foi propagandeado pelo governo estadual. No local da obra do hospital existe apenas uma placa com o anúncio ‘dito e feito’ que na prática ficou apenas no dito”, explicou o parlamentar.
Após um extenso processo de negociação, os trabalhadores da região conseguiram garantir avanços no quarto contrato do Programa Luz para Todos. A Celpa se comprometeu em entregar até o dia 30 de novembro deste ano os postes e outros materiais para então iniciar as obras nas seguintes localidades: PA Ipiranga (vicinal 15, 20, 25 e 30) e nas comunidades Rainha, Santa Maria e Santa Luzia. Quanto ao quinto contrato, que atenderá as outras comunidades, ficou acordado que o mesmo será assinado até o final de novembro, com previsão de inicio das obras no primeiro semestre de 2014, segundo informações do Ministério de Minas e Energia, através do representante da Eletronorte Sr. Raimundo Marcelo F. Fernandes presente no ato.
Será realizada, ainda, uma reunião regional para debater sobre a inclusão de novos beneficiários na próxima etapa, com previsão de assinatura de contrato no segundo semestre de 2014. “Nesta terça-feira o Incra se comprometeu em designar uma equipe técnica para iniciar a demarcação da área do Parque, assim como o processo para criação do assentamento, com esses compromissos firmados, os manifestantes decidiram desobstruir a rodovia, mas permanecem acampados aguardando o cumprimento dos acordos sob nossa vigilância”, completou Zé Maria.


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Protesto em Itaituba

O deputado Zé Maria (PT) está em Itaituba, região oeste do Pará, e participa do ato organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do município e Fetagri na BR-163. O movimento interditou os dois sentidos da pista, os carros estão impedidos de trafegar no sentido Santarém e Novo Progresso.

Segundo o parlamentar, os manifestantes reivindicam o cumprimento da agenda de regularização fundiária e demarcação de terras. “Vamos levar os anseios desses trabalhadores par ao parlamento. Precisamos dar seguimento às ações que vão dar dignidade ao nosso povo”, disse Zé Maria por telefone de Itaituba.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Aprovação da PEC dos profissionais da saúde é destaque na imprensa, em Belém

A aprovação da PEC º02/2012, de autoria do deputado Zé Maria (PT), que altera a alínea “c” do artigo 41 da Constituição Estadual. O trecho se refere a possibilidade de ampliar para todos os profissionais da saúde, com profissão regulamentada, a acumulação de cargos públicos na âmbito do Executivo estadual. Atualmente, esta prerrogativa, até então, era estendida apenas aos médicos.
Clique na imagem e leia as notícias que foram publicadas nos jornais Diário do Pará e O Liberal.

Matéria de O Liberal

Continuação...


Nota publicada na coluna Repórter Diário



terça-feira, 15 de outubro de 2013

PEC amplia acumulo de cargos públicos a todos os trabalhadores da área da saúde com profissão regulamentada

Deputados aprovaram hoje, 15 de outubro, na Assembleia legislativa do Estado do Pará, o Projeto de Emenda Constitucional nº02/2012, de autoria do deputado Zé Maria (PT), que altera a alínea “c” do artigo 41 da Constituição Estadual. O trecho se refere a possibilidade de ampliar para todos os profissionais da saúde, com profissão regulamentada, a acumulação de cargos públicos na âmbito do Executivo estadual. Atualmente, esta prerrogativa, até então, era estendida apenas aos médicos.

A emenda será promulgada pela Casa e publicada no Diário Oficial do Legislativo Paraense. Na prática, a partir de agora, os profissionais da área da saúde poderão acumular funções em espaços diferentes, desde que não atrapalhe a jornada de trabalho desenvolvida em ambos locais de trabalho. “Queremos equiparar a nossa constituição com a Carta Magna federal, onde já consta essa alteração. Essa mudança representou um avanço em relação a esses outros profissionais, como enfermeiras, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, para citar uns, pois não se pode considerar o médico como único agente  de saúde”, comemorou Zé Maria da tribuna.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Alepa recebe imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

É círio em Belém e a Assembleia legislativa do Pará (Alepa) recebeu hoje, 10 de outubro, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O deputado Zé Maria (PT) participou da celebração que iniciou na Catedral Metropolitana de Belém, a igreja da Sé, e ajudou a transportar no próprio ombro a imagem até chegar à sede do Poder Legislativo, onde foi realizada a sessão especial pelo Círio 2013.
Este ano, pela primeira vez, a imagem foi trasladada para a catedral de Belém durante o tradicional Círio do Legislativo, realizado ontem. “Foi uma decisão do próprio Cura da Sé, monsenhor Gonçalo. Para ele, o Círio da Alepa merece sair da Sé, por tudo o que o Legislativo tem feito pela Igreja em Belém”, explicou o cabo PM Luiz Antônio, um dos coordenadores da procissão. “Para nós, é uma satisfação muito grande, porque dá mais importância à nossa procissão. A Sé é a igreja mãe e também é de onde sai a romaria oficial”, avalia ele.
O Círio no Legislativo foi idealizado em 1997 pelo cabo PM Luiz Antônio Silva, que integra a equipe de catequese da Casa. Este ano, a programação foi iniciada em setembro com as peregrinações da imagem da Santa nos setores da Alepa. A peregrinação percorreu todos os setores da casa, até a realização do círio. Na Alepa, a imagem será recebida pelo presidente da Casa, deputado Márcio Miranda, e ficará exposta no hall de entrada da Assembleia Legislativa durante todo o período da festa nazarena.


Com informações da Ascom Alepa

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Saúde em pauta



Projeto de Emenda Constitucional nº02/2012, de autoria do deputado Zé Maria (PT), esteve hoje, 09 de outubro, na pauta de votações da Assembléia Legislativa do Pará. A matéria pretende alterar a alínea “c” do artigo 41 da Constituição Estadual. O trecho se refere a possibilidade de ampliar para todos os profissionais da saúde, com profissão regulamentada, a acumulação de cargos públicos na âmbito do Executivo estadual. Atualmente, esta prerrogativa é estendida apenas aos médicos.
A proposição chegou a se debatida, mas não foi votada em virtude do fim horário regimental. “Queremos equiparar a nossa constituição com a Carta Magna federal, onde já consta essa alteração. Essa mudança representou um avanço em relação a esses outros profissionais, como enfermeiras, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, para citar uns, pois não se pode considerar o médico como único agente  de saúde”, defendeu Zé Maria da tribuna.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Projeto de Lei Orçamentária 2014 é entregue no Legislativo

O projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2014 foi entregue no último dia 30 de setembro à Assembleia Legislativa do Pará. Como os deputados estavam fora de Belém participando da Alepa Itinerante no Marajó, apenas na sessão desta quarta-feira (02/10) a presidente da Comissão de Finanças, deputada Ana Cunha, foi oficialmente notificada. “Ainda não recebemos o projeto para tomar conhecimento do conteúdo, mas assim que for encaminhado à comissão, escolheremos o relator e iniciaremos a tramitação do orçamento na Casa”, garantiu Ana Cunha. A proposta governamental cumpre assim os preceitos da Constituição Estadual, que determina prazo até o último dia do mês de setembro para o envio da mensagem ao Poder Legislativo.
Em 2012, o Governo teve um orçamento de R$ 18.089.069.371,00 (dezoito bilhões, oitenta e nove milhões, sessenta e nove mil, trezentos e setenta e um reais), desdobrado em R$14.853.906.757,00 (quatorze bilhões, oitocentos e cinqüenta e três milhões,novecentos e seis mil, setecentos e cinquenta e sete reais) oriundos do Orçamento Fiscal; e R$ 3.235.162.614,00 (três bilhões, duzentos e trinta e cinco milhões, cento e sessenta e dois mil, seiscentos e quatorze reais) oriundos do Orçamento da Seguridade Social.
“Vamos verificar de quanto foi a receita orçamentária deste ano e abrir vistas para que todos os deputados possam conhecer a proposta e elaborar suas emendas”, adiantou a deputada Ana Cunha. “Estamos acompanhando a tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília, da proposta que torna as emendas de deputados impositivas, para seguir esse mesmo modelo aqui no estado”, disse a parlamentar.
Para o líder da bancada do PMDB, deputado Parsifal Pontes, as viagens às regiões do estado com a Alepa Itinerante vão ajudar a indicar qual a percepção da população quanto às principais demandas em cada região. “Os deputados do PMDB vão avaliar o orçamento como um todo e apresentar as emendas onde acharmos necessário”, garantiu.
REVISÃO DO PPA - A deputada Ana Cunha também abriu hoje o prazo para os deputados apresentarem emendas à proposta de revisão do Plano Plurianual (PPA).  Os parlamentares terão 15 dias para apontar sugestões de alteração. A revisão do PPA deve ser aprovada até 30 de novembro.

Fonte: Seção de Imprensa e Divulgação

Vídeos mostram investimentos do governo federal nos estados e impactos sociais das iniciativas

A campanha Oportunidades 2013 traz vídeos que mostram as iniciativas do governo federal em diversos setores, como educação e mobilidade urbana, além dos avanços econômicos e sociais decorrentes dessas medidas com exemplos concretos.


Os primeiros vídeos apresentam ações no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Bahia. O material será veiculado em TVs, jornais e rádios, com mídia regionalizada, além de portais de notícias na internet.
Os vídeos trazem personagens e locações de fácil identificação dos brasileiros, permitindo que o cidadão visualize o que foi feito e o que ainda pode ser executado nas suas cidades, nos seus bairros e nas ruas onde moram.
(Blog do Planalto)

Leia mais no SITE DO PT

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sessão Especial celebra 30 anos da CUT


Trabalhadores, lideranças sindicais e parlamentares se reuniram na manhã de hoje, 03 de outubro, no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Pará durante sessão especial para celebrar os 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT).  Presidida pelo deputado Zé Maria (PT), autor do requerimento que solicitou o encontro, o evento apontou rumos para o movimento sindical e relembrou a trajetória de luta e importância histórica da instituição para a redemocratização do Brasil.
“A CUT representa um modelo vitorioso de organização. No Pará, ela cumpre um papel fundamental na mobilização dos trabalhadores. Nesses 30 anos temos muito a comemorar, mesmo que ainda tenhamos muito pelo que lutar e muito a construir. A CUT não só contribuiu no combate a ditadura, como na luta pelas ‘Diretas Já’, mas também pela constituinte de 1988”, discursou Zé Maria da tribuna para um auditório com representantes de diversas categorias, entre elas os Bancários e Correios, que estão em greve por melhores condições de trabalho e recomposição salarial.
A diretora sindical Vera Paoloni, da Federação Centro Norte dos Bancários, afirmou que a CUT se apresentou no cenário nacional ao longo da história como um projeto que se contrapôs ao conservadorismo e ao atraso representado pelo modelo de desenvolvimento imposto pelo capitalismo. “A central sempre teve a capacidade de representar o trabalhador e fazer o contraponto junto ao movimento. A CUT foi o carro chefe das grandes lutas no Brasil nos últimos tempos. Fizemos coisa no Pará de uma saliência e luta incomum”, declarou.
“Não se pode falar de mudanças no Brasil nos últimos 30 anos sem falar da CUT”, bradou Martinho Souza, presidente da Central Única dos Trabalhadores. Compondo a mesa da sessão estiveram também o técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Roberto Sena, Francisco Fernando Ribeiro, da Força Sindical, Jorge Ferreira, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Tecnologia da Informação do Estado do Pará (Sindpd), e Carlos Augusto Silva, presidente da Fetagri-Pa, além dos deputados Márcio Miranda (DEM), presidente da Alepa, Alfredo Costa (PT), Carlos Bordalo (PT), Edmilson Rodrigues (PT), Milton Zimmer (PT) e Airton Faleiro (PT).
Entre os encaminhamentos, Zé Maria aponta a apresentação de uma moção na Alepa em apoio à luta dos trabalhadores dos Correios como uma medida imediata. O Senado Federal aprovou em julho projeto de lei que anistia os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) demitidos pela participação de movimento grevista entre os anos de 1988 e 2006. O texto amplia a lei vigente sobre anistia para a categoria, atualmente restrita ao período entre 1997 e 1998.
Foi solicitada aos parlamentares a inclusão do debate sobre a terceirização da exploração do petróleo do pré-sal no campo de Libra. A proposta é fortalecer a Petrobrás e afirmar que os trabalhadores não concordam com esta medida. Os líderes sindicais pediram, também, que os parlamentares reiterem a posição da Casa a favor da proposta de unificação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para todos os trabalhadores em educação.
Dias de luta
De acordo com o deputado, defendendo a tese da liberdade e autonomia sindical consagrada internacionalmente, a CUT nasceu das mobilizações populares contra a ditadura militar no final dos anos 70, das lutas contra a unicidade sindical (sindicato único imposto pela legislação, o imposto sindical contribuição financeira compulsória), o direito normativo da Justiça do Trabalho, a ingerência do Estado nas relações entre capital e trabalho, e da defesa da livre negociação.
“Ao questionar frontalmente os limites da estrutura sindical oficial, implantando a sua própria estrutura organizativa, a luta dos trabalhadores da cidade e do campo assumiu importante dimensão política no processo de redemocratização do país”, justifica Zé Maria.
De acordo com a própria entidade, a luta pela democracia e a defesa da liberdade e autonomia sindical constituíram a bandeira fundamental do novo sindicalismo que resultou desse novo processo de mobilização. A criação da CUT, coroando esse processo, deu inicio a uma nova etapa na historia do movimento sindical brasileiro.
Estatuto
Os princípios básicos de atuação da CUT, estabelecidos no seu Estatuto e consolidados ao longo de sua trajetória, a definem como central classista, democrática e autônoma, comprometida com a solidariedade internacional dos trabalhadores. O compromisso com a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora, a luta por melhores condições de vida e trabalho e o engajamento no processo de transformação da sociedade traduzem o caráter classista da CUT.

A CUT tem autonomia em relação aos governos, aos partidos políticos, aos empresários e aos credos religiosos. Consideram que a unidade dos trabalhadores deve resultar da vontade dos próprios trabalhadores e não da imposição por parte do Estado. Os ideais democráticos defendidos pela CUT traduzem-se na luta pela ampliação da cidadania e dos direitos políticos dos trabalhadores, como também na composição e no funcionamento dos seus organismos internos de decisão.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

É Círio outra vez...


Nas ruas de Belém já é possível sentir o cheiro da maniçoba cozinhando. Das casas ecoam os cânticos marianos. É outubro, é Círio de Nazaré. Para abrir a programação, o deputado Zé Maria (PT) e os colaboradores do gabinete Belém receberam a novena de Nossa Senhora de Nazaré. Organizada por uma equipe de funcionários da Casa, a celebração ocorre todos os anos no período que antecede a procissão do segundo do domingo de outubro. “É um momento de nos confraternizarmos e renovar nossa fé e esperança”, explica o parlamentar.