Oito deputados estaduais, entre eles Zé Maria (PT), visitaram na tarde da última quarta-feira (06/04), as dependências do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Belém. Eles foram conferir de perto as instalações da maior maternidade da região para apurar as denúncias feitas pela imprensa de que quatro recém-nascidos teriam morrido no local, no último fim de semana. Outra informação divulgada por veículos de comunicação e checada de perto pelos parlamentares foi a de um possível surto de infecção na UTI neonatal do hospital.
A visita começou no início da tarde e foi motivada por um pedido da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Pará. Os parlamentares visitaram algumas dependências da Santa Casa de Misericórdia, como a UTI neonatal. Em seguida, reuniram-se com a presidência da Santa Casa e com o secretário de obras do Estado, Joaquim Passarinho. Em pauta, as melhorias a serem implementadas no hospital, a readequação do espaço e a conclusão das obras da Nova Santa Casa.
“Infelizmente ainda temos pré-natais deficientes no Estado. Estamos trabalhando para minimizar isso, mas precisamos do apoio das secretarias municipais de saúde. Gostaríamos de salvar a vida de todos os bebês que entram aqui. Essa é nossa missão. Mas, infelizmente, ainda não é possível termos mortalidade zero”, explicou Maria do Carmo Lobato, presidente da Santa Casa, reassaltando que, enquanto a Organização Mundial de Saúde determina que 7% é o índice máximo de mortalidade, a Santa Casa tem uma média que não chega a 4,5%.
Participaram ainda da visita ao hospital, os deputados Airton Faleiro (PT), Edmilson Rodrigues (PSOL), Raimundo Santos (PR), e Ana Cunha (PSDB).
Fonte: Imprensa ALEPA/ Foto: Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário