No próximo dia 19 de dezembro a Assembleia Legislativa do Estado do Pará será realizada a sessão solene de encerramento do ano legislativo. Na oportunidade serão entregues os títulos honoríficos honra ao mérito e Honra ao mérito pós morten, e ainda Cidadão do Pará e Cidadão do Pará pós morten. Os nomes foram encaminhados esta semana por meio de decretos legislativos. A ssessão inicia às 09 horas da manhã.
O deputado Zé Maria (PT) apresentou os seguintes nomes: Manoel Henrique Gomes Costa (prefeito de Juruti), para receber o título de honra ao mérito; Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira (Futebolista), com honra ao mérito pós morten; José Dutra da Costa (Dezinho); Cidadão do Pará pós morten e David Gibbs McGrath com o título de Cidadão do Pará.
“Tenho a honra de apresentar estes nomes para receberem essas honrarias, são pessoas que se destacaram em suas áreas de atuação. Àqueles que já se foram, vamos prestar uma homenagem. Para os que ainda estão entre nós vamos enaltecer a importância dos trabalhos desenvolvidos”, destacou.
Personalidades
David Gibbs McGrath - vai receber o título honorífico de Cidadão do Pará. Graduado em Geografia pela universidade de Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos. É mestre pela Universidade do Arizona e Doutor pela Universidade de Wisconsin-Madison, ambos em Geografia. É, ainda, Pós- Doutor pelo instituto Woods Hole Research Center (WHRC), também nos Estados Unidos. Todos os cursos dele dão ênfase em Ecologia e Política, atuando principalmente com os temas: amazônia, várzea e pesca.
David foi pesquisador em projetos de pesquisa no (WHRC), através da pesquisa “Cenários amazônicos: BR-163”. Atualmente é professor com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Pará (Ufpa). Possui 42 artigos publicados em periódicos. Entre eles: “Estrutura Dinâmica e economia da pesca comercial do Baixo Amazonas”, e “Políticas de instituições – uma abordagem ecossistêmica de manejo da várzea no Baixo Amazonas.
Desenvolveu 13 projetos voltados para Amazônia, dos quais 08 ainda estão em andamento. Entre eles: “Estudo para identificação, caracterização e implantação dos pólos de inovação tecnológica do Estado do Pará” e “Manejo participativo dos recursos florestais – oficinas caboclas do Tapajós”.
Participou da publicação de 03 livros e publicou 25 capítulos em livros. Entre os mais recentes está: “Diagnóstico, tendências, potencial, estrutura institucional e políticas para o desenvolvimento sustentável da pesca e aqüicultura do Estado do Pará”.
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira , foi um dos grandes craques da década de 1980 e um dos atletas mais influentes da história do esporte brasileiro, nasceu em Belém no dia 19 de fevereiro de 1954 e morreu no último domingo, 04 de dezembro, em São Paulo. Ele tinha 57 anos. Estava internado em razão de uma infecção intestinal. Ele havia apresentado uma leve melhora. O ex-atleta estava sedado e respirava por aparelhos. Os rins de Sócrates passaram por um processo de diálise para ajudar a filtrar as impurezas do sangue, faleceu em conseqüência de um choque séptico.
Meio-campista extremamente inteligente, inventivo e habilidoso, foi ídolo do Corinthians e capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982, apesar de reconhecer que jamais cultivou os hábitos necessários para o desempenho ideal de um atleta de ponta. Caso raro de esportista que conciliou a carreira com uma formação universitária, e mais raro ainda por ter concluído o curso de Medicina, Sócrates admitia o vício em tabaco e álcool, substâncias que desencadearam uma série de complicações de saúde.
Nos últimos meses de sua vida atuava como comentarista esportivo da TV Cultura e também escrevia artigos e colunas para jornais e revistas. Simpatizante de partidos de esquerda, comandou o movimento da Democracia Corintiana e participou dos comícios das Diretas Já, no início dos anos 1980. Além de brilhar pelo Corinthians, Sócrates também jogou no Botafogo de Ribeirão Preto, Flamengo e Santos.
Manoel Henrique Gomes Costa é prefeito de Juruti pelo segundo mandato, nasceu no dia 15 de julho de 1951. Destes anos, 15 foram dedicados a vida pública. Em 1995 se filiou ao Partido dos Trabalhadores e em 1997 foi o vereador mais votado em Juruti. Em 2005, se elegeu prefeito de Juruti. É considerado o "Prefeito Cultura", devido ao apoio ao Festival das Tribos Indígenas de Juruti.
Dezinho, maranhense, trabalhador ruaral, foi presidente do sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rondon do Pará, fez parte da Fetagri, regional sudeste. Foi líder nato da igreja católica, coordenador de grupos jovens. Militante do Partido dos Trabalhadores (PT), candidatou-se a vereador em 2000 por três votos não se elegeu.
Sempre foi uma liderança forte na região, denunciava a grilagem de terras públicas e a retirada ilegal de madeira, incansável batalhador pela reforma agrária e pelos direitos dos trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário