Em sessão especial realizada na Assembléia Legislativa do Pará na manhã de hoje, 08 de março, pelo Dia Internacional da Mulher, a bancada de parlamentares do Partido dos Trabalhadores, liderada pelo deputado Zé Maria, homenageou com a entrega da Comenda “Isa Cunha” um dos símbolos da luta pela garantia dos direitos das mulheres do campo na atualidade, a liderança Carmen Foro.
Carmem tem um extenso currículo na de luta. Nasceu no Município de Moju, é agricultora familiar, filiada ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Igarapé-Miri no Pará. Em 1992 assumiu a Presidência do Sindicato, indo depois para a direção da Fetagri e da CUT Estadual.
Em 2003 compôs a Direção Executiva da Central Única dos Trabalhadores. Vice-Presidente eleita para o mandato 2006-2009, Carmen foi a primeira mulher a assumir a Presidência Nacional da CUT. O 10º Congresso a elegeu para a recém criada Secretaria Nacional de Meio Ambiente.
Na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag está no segundo mandato, coordenando a Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais que organiza o maior movimento de mulheres do país, a Marcha das Margaridas.
Membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, do Fórum Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo e da Floresta e Representante das Trabalhadoras Rurais no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável - CONDRAF, Carmen articula nacionalmente diversas políticas e ações contra a violência, de fortalecimento da organização produtiva, por acesso a terra, autonomia e protagonismo das mulheres.
Durante o evento, ela esteve acompanhada de sua mãe e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e pela igualdade de direitos entre todos. “Foram necessárias muitas perdas para que chegássemos até esta comemoração no dia de hoje, mas os avanços são inegáveis, ainda mais considerando que elegemos a primeira mulher presidente do Brasil”, comentou Carmem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário