quinta-feira, 8 de março de 2012

Carmem foro recebe comenda "Isa Cunha" na AL



Em sessão especial realizada na Assembléia Legislativa do Pará na manhã de hoje, 08 de março, pelo Dia Internacional da Mulher, a bancada de parlamentares do Partido dos Trabalhadores, liderada pelo deputado Zé Maria, homenageou com a entrega da Comenda “Isa Cunha” um dos símbolos da luta pela garantia dos direitos das mulheres do campo na atualidade, a liderança Carmen Foro.
Carmem tem um extenso currículo na de luta. Nasceu no Município de Moju, é agricultora familiar, filiada ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Igarapé-Miri no Pará. Em 1992 assumiu a Presidência do Sindicato, indo depois para a direção da Fetagri e da CUT Estadual.
Em 2003 compôs a Direção Executiva da Central Única dos Trabalhadores. Vice-Presidente eleita para o mandato 2006-2009, Carmen foi a primeira mulher a assumir a Presidência Nacional da CUT. O 10º Congresso a elegeu para a recém criada Secretaria Nacional de Meio Ambiente.
Na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag está no segundo mandato, coordenando a Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais que organiza o maior movimento de mulheres do país, a Marcha das Margaridas.
Membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, do Fórum Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Campo e da Floresta e Representante das Trabalhadoras Rurais no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável - CONDRAF, Carmen articula nacionalmente diversas políticas e ações contra a violência, de fortalecimento da organização produtiva, por acesso a terra, autonomia e protagonismo das mulheres.
Durante o evento, ela esteve acompanhada de sua mãe e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e pela igualdade de direitos entre todos. “Foram necessárias muitas perdas para que chegássemos até esta comemoração no dia de hoje, mas os avanços são inegáveis, ainda mais considerando que elegemos a primeira mulher presidente do Brasil”, comentou Carmem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário