sexta-feira, 23 de março de 2012

Zé Maria quer discutir PRONACAMPO




O deputado Zé Maria requereu uma sessão especial para disucutir o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), lançado no dia 20 de março pela Presidente Dilma Rousseff , e que terá R$ 1,8 bilhão por ano do governo até 2014.
Entre as ações previstas no programa estão a construção de três mil escolas, a instalação de recursos digitais em 20 mil unidades e a aquisição de oito mil ônibus, duas mil lanchas e 180 mil bicicletas. Além disso, o governo pretende implantar educação integral em dez mil escolas rurais e quilombolas.
O Pronacampo prevê ainda a formação continuada para 100 mil professores, além da reserva de 180 mil bolsas em cursos técnicos e tecnológicos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
"Trata-se de um Programa de extrema importância para educação no campo que certamente contribuirá para o desenvolvimento social e econômico do setor agrário, que será valorizado, também, através do processo formal de educação", declarou o deputado Zé Maria. Que ainda disse: "o Estado do Pará certamente será beneficiado com esse programa, uma vez que possui uma intensa e extensa atividade econômica e social no campo. E como militante do setor agrário não posso deixar de expressar minha satisfação com esse programa que se apresenta como uma quebra de paradigma, em que o trabalhador será valorizado pelo fator mais importante de uma sociedade, que é a educação".
E diante da importância do PRONACAMPO, Zé Maria propôs a realização de uma sessão especial para discuti-lo. "Um programa recém-criado é fundametal que seja debatido nesta casa, como todos os atores envolvidos: governos Federal e Estadual, representantes de trabalhadores rurais e da educação e representantes da sociedade civil". O requerimento será apreciado pela Alepa na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário