Em resposta ao requerimento protocolado pelo líder da bancada petista, deputado Zé Maria, que solicitava esclarecimentos quanto à informação de que o de que o helicóptero do Corpo de Bombeiros do Pará não iria mais funcionar em definitivo a partir do mês de novembro, e que inclusive estaria paralisado, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) encaminhou resposta garantindo que o serviço já foi restabelecido desde o dia 02 de maio.
A solicitação feita pelo parlamentar foi apresentada após constatação de que os moradores do município de Breves estariam aflitos com a possibilidade de perda do serviço. “Eles manifestaram sua preocupação especificamente nas dificuldades existentes nos casos hospitalares que precisam ser transferidos para a capital do Estado em urgência, já que de Breves para Belém a viagem dura cerca de doze horas. Por várias vezes o helicóptero dos Bombeiros foi crucial para salvar várias vidas. Alguns casos chegaram a ser noticiados em jornais de circulação local e nacional”, destacou Zé Maria.
No ofício encaminhado pela Sespa consta que o Serviço de Resgate Aeromédico tem por objetivo a realização de ações de resgate, transporte inter-hospitalar quando houver risco de morte e o município não dispuser de recursos para o atendimento, principalmente em áreas de difícil acesso no território paraense.
O número de acionamento da regulação do Serviço Aeromédico é (91) 8115-3957.
Nenhum comentário:
Postar um comentário