terça-feira, 29 de maio de 2012

Zé Maria parabeniza realização do V Salão do Livro do Baixo Amazonas

Durante a sessão de hoje, 29 de maio, o deputado Zé Maria, líder do PT, apresentou requerimento parabenizando a realização do V Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém. O evento acontece desde o dia 25 de maio e segue até o dia 03 de junho. A extensa programação cultural leva ao município atividades como cursos, palestras e oficinas de capacitação e faz parte da programação da Feira Pan-Amazônica do Livro que ocorrerá em setembro em Belém.
O salão ocorrerá no Parque da Cidade Pérola do Tapajós, localizado no bairro de Santa Clara, e em outros espaços pela cidade de Santarém. A programação é gratuita e aberta ao público. Este ano o Salão tem como enfoque temático a literatura e sua relação com a arte e a educação. Os assuntos debatidos durante as atividades focalizaram temas como a ecologia e o meio ambiente.
O país homenageado este ano é Portugal, assim como a Feira Pan-Amazônica, que terá como patrono o maestro Wilson Dias da Fonseca. "Mestre Izoca", como era conhecido, e se vivo fosse comemoraria, em 2012, seu centenário de nascimento. O músico santareno é um dos maiores compositores do estado do Pará.
Patrono
Em sua extensa obra constam mais de 1.600 músicas que variam do popular ao erudito. Autodidata, Wilson Fonseca foi um artista versátil e que, mesmo sem formação acadêmica, também escrevia poemas, peças de teatro, crítica de cinema e realizava pesquisas valiosas sobre história, folclore, cultura popular e os mais variados assuntos. É o autor da música do Hino de Santarém e de tantos outras canções muitos conhecidas como “Pérola do Tapajós” (parceria com Pedro Santos e letra de Felisbelo Sussuarana); “Canção de Minha Saudade” (com letra de Wilmar Fonseca); “Um Poema de Amor”, “Lenda do Boto”, entre tantas.Mestre Izoca, esteve ao lado de grandes músicos, como o maestro Waldemar Henrique, influenciou e ainda influencia diversas gerações de apaixonados por suas composições, que exaltam a cultura regional.
Além do público do município, o V Salão do Livro da região do Baixo Amazonas receberá leitores de cidades próximas como Alenquer, Belterra, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná e Óbidos. Quem prestigiar o evento, poderá ter acesso a mais de 50 estandes de livrarias e editoras, espalhados numa grande área que também contempla espaço infantil e praça de alimentação. Na proposição, o parlamentar requereu que cópias do documento fossem encaminhadas a Secretaria de Estado e Cultura (Secult) e a Secretaria de Cultura de Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário