sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Zé Maria entrega ofício à presidenta Dilma Roussef solicitando a construção de um Terminal Hidroviário conjugado com a orla no município de Juruti


Entrega do documento à presidenta em Belém
Aproveitando a passagem da presidenta da república ao estado do Pará, o deputado Zé Maria, líder da bancada petista na Assembleia Legislativa, entregou em mãos, durante encontro com Dilma Roussef, um ofício solicitando construção de um Terminal Hidroviário conjugado com a orla no Município de Juruti, região Oeste do Estado.
No documento, Zé Maria destacou as características gerais do município, para que a presidenta entenda a dinâmica daquele loca. No texto, consta que a cidade de Juruti, fundada em 1883, está localizada na Região Oeste do Estado do Pará, fazendo fronteira com o Estado do Amazonas e possui aproximadamente 50 mil habitantes. Sua economia originária se concentrava no cultivo da mandioca, pecuária, pesca e extrativismo.
Destacando-se, ainda, no aspecto cultural com ênfase na realização do Festribal, em que as tribos Mundurukus e Muirapinima apresentam-se nessa reconhecida festa folclórica. No setor econômico sobressai a sua riqueza mineral, com enorme potencial de reservas de bauxita concentrada numa área de 50 mil hectares,que compreende os platôs Capiranga, Guaraná e Mauari, sobre a qual foi criada a mina de bauxita da Alcoa com reservas estimadas em 280 milhões de toneladas. A produção inicial da mina está calculada em 2,6 milhões de toneladas/ano, sendo considerada a mais importante mina de bauxita do mundo nos últimos 20 anos dessa empresa.
“Contudo, o Município de Juruti, ainda é carente de um sistema portuário que certamente beneficiaria não apenas o setor econômico, mas também o social. Por sua condição geográfica, Juruti possui intenso fluxo de navegação interestadual existente sobre um precário complexo de portos”, destacou o deputado. Segundo ele, a escala em Juruti são: Belém-Manaus-Belém, 09 embarcações; Monte Alegre-Manaus-Monte Alegre, 02 embarcações; Alenquer-Manaus-Alenquer, 04 embarcações; Santarém-Manaus-Santarém, 06 embarcações; Santarém-Parintins-Santarém, 03 embarcações; Oriximiná-Manaus-Oriximiná, 02 embarcações; Juruti-Manaus-Juruti, 03 embarcações; Juruti-Parintins-Juruti, 03 embarcações. Óbidos-Manaus-Óbidos, 02 embarcações.
“Em decorrência do expressivo número de linhas e embarcações, constata-se a importância de Juruti ser dotado de um moderno Terminal Hidroviário, para bem atender sua população, ressaltando que Juruti é integrante do Sistema Nacional de Viação - SNV, Lei n 5.917/1973, com o adendo da lei n. 11.518, classificado como porto fluvial no rio Amazonas”, reiterou o parlamentar.
Visita ao Pará
A presidente Dilma Roussef visitou o município de Castanhal, nordeste do Pará, na manha desta sexta-feira (1º) para entregar 1.400 casas do programa de habitação "Minha casa, minha vida", do governo federal.
A cerimônia aconteceu por volta de 10h15 da manhã no residencial Jardim dos Ipês, no bairro da Fonte Boa. Dilma entregou as chaves para representantes da população e prometeu novos projetos para ampliar a oferta de domicílios para famílias de baixa renda no estado, além de reforçar a importância de programas de assistência social, como o bolsa família.
"Essa entrega de moradias é, para mim, sempre um momento especial. O governo tem que ser medido pelos seus compromissos com o seu povo", disse a presidente, que lembrou das dificuldades da população para adquirir casas próprias, especialmente aqueles que ganham um salário mínimo ou menos. "O governo tem a responsabilidade de assegurar que as pessoas tenham acesso a casa própria", completou.
Dilma disse ainda que estava muito feliz em ser a primeira presidente do Brasil a visitar Castanhal, município localizado a 75 km de Belém.
Ao final do discurso, a presidente não falou com a imprensa, saindo de Castanhal às 12h30 com destino a Belém, de onde viaja para Brasília ainda nesta sexta-feira.
O projeto "Minha casa, minha vida" tem como objetivo diminuir o déficit de habitações no estado. A construção das casas em Castanhal custou mais de R$ 62 milhoes, sendo R$ 60 mil do Governo Federal.

(Atualizado em 06/02/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário