Resolução do Encontro Regional do PT Pará é favorável à redivisão territorial do estado
O Encontro Regional do Diretório Estadual do PT Pará, realizado nos dias 3 e 4 de fevereiro, no salão de eventos do Hotel Amazônia Boulevard, em Santarém, aprovou, por unanimidade, a resolução sobre necessidade da redivisão territorial do estado. Este foi o primeiro evento do diretório do PT Pará em 2012, assim como o primeiro encontro estadual do partido sediado fora de Belém.
A atividade teve o objetivo de discutir diversos temas ligados ao fortalecimento e estratégias do partido para as eleições municipais este ano. Também teve como foco a comemoração pelos 32 anos de existência do partido. As atividades iniciaram na sexta-feira, 03, com uma mesa redonda sobre o cenário político e as próximas eleições com a presença do presidente do PT Pará João Batista.
O Encontro teve a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o ex-ministro José Dirceu. Eles também falaram sobre o plebiscito de 2011 e afirmaram que são favoráveis à criação de novos estados. Além de participar do encontro regional, José Dirceu lançou seu livro “Tempos de Planície” que trata do governo Lula entre 2006 a 2010.
Resolução do Encontro Regional do Diretório Estadual do PT Pará
A maioria absoluta do povo paraense decidiu manter o território do estado, recusando a sua divisão. Porém, o sentimento da maioria absoluta dos paraenses que vivem a oeste e ao sul do estado, revelado no voto, é pela constituição de novas unidades da federação brasileira.
É preciso reafirmar que o governo do PSDB não tem e nunca teve uma proposta de desenvolvimento para o Pará, nem unido e nem dividido!
Militância comemorou os 32 anos do PT durante o evento
O resultado da consulta plebiscitária mostrou que a geopolítica do Pará precisa ser repensada. O plebiscito revelou enormes desafios. O atual modelo territorial e de gestão governamental não dão conta de superá-los. Desenhar um novo sentido para o desenvolvimento de todas as regiões do Pará, em bases sustentáveis, é necessário e urgente.
Dessa forma devemos atentar para o real interesse de nosso povo, com base em critérios técnicos e amparados em um modelo de desenvolvimento democrático, popular e sustentável, com foco em seus aspectos regional e local.
Para tanto, foi proposto, com o objetivo de elaborar uma proposição que dê conta de responder as questões aqui levantadas, um grupo de estudos composto por um deputado federal, dois Estaduais, três companheiros (as) especialistas na temática e três dirigentes escolhidos pela executiva, coordenados pelo companheiro Paulo Rocha, para que num prazo de seis meses apresentem ao diretório estadual uma proposta que deverá ser levada ao conjunto das direções municipais como diretriz referencial para as tarefas partidárias doravante estabelecidas e que também subsidiará as nossas bancadas estadual e federal nas respectivas casas de leis.
Fonte: Ascom PT Pará, com informações do Blog do Airton Faleiro
Fotos: Rozinaldo Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário