terça-feira, 5 de junho de 2012

Líder petista pretende criar comissão para acompanhar investimentos no Oeste


Na sessão de hoje, 05 de junho, o deputado Zé Maria, líder da bancada petista, apresentou requerimento solicitando a criação de uma comissão temporária externa para acompanhar os investimentos na região Oeste do Pará anunciados na última semana pelo governo do Estado.
No mês de maio o Governo do Estado informou que aproximadamente R$ 20 milhões de reais serão investidos na infraestrutura de importantes estradas e pontes da região oeste do Pará. Segundo o governo, os recursos serão aplicados a partir dos próximos meses, são destinados à pavimentação da PA-431, que dá acesso ao município de Mojuí dos Campos, a construção de duas pontes: na PA- 275, entre os municípios de Santarém e Juruti, na região de integração do Baixo Amazonas, e para a construção de uma grande ponte na região conhecida como Calha Norte, sobre o rio Curuá, na rodovia PA- 254.
O gerenciamento dos projetos será feito pela Secretaria de Estado e Transportes (Setrans). Esta prevista, ainda, a pavimentação do trecho entre a cidade de Mojuí até a PA-370, na localidade de Santa Rosa. No mesmo trecho será realizada uma conservação, com extensão de 14 km entre a BR-163 e Mojuí dos Campos. Em outro trecho, beneficiando a população de Santarém e Juruti, serão construídas duas pontes de concreto armado sobre os igarapés Samoa I e II, ambas com 24 metros de comprimento por 8 metros e 40 cm de largura, as respectivas pontes serão construídas na PA-257 na margem do lago grande do Curuai e lago do Salé.Evidentemente que essa notícia é de grande importância, pois, a  Região Oeste tem sido historicamente preterida pelo governo central do Estado, acarretando aos municípios que a integram índices negativos de desenvolvimento econômico e social.
 “Os investimentos anunciados pelo Governo Estadual devem ser recebidos de forma positiva. Contudo, para que tais investimentos não fiquem apenas na promessa e no papel, entendo ser fundamental que haja um acompanhamento sistemático de suas execuções, o que poder ocorrer, inclusive, através de uma comissão de deputados, especialmente dos oriundos dessa região, que representam 25% da composição deste Parlamento”, explicou Zé Maria.
De acordo com o parlamentar, a comissão é provisória e poderia ser dispensada caso fosse aprovado o Projeto de Resolução nº 01/2011, protocolado por ele na Casa, propondo criação da comissão permanente da região Oeste.
Regionalização
A política discriminatória desconhece a obrigatoriedade de uma organização regional prevista na própria Constituição Estadual, em seu art. 50, que consiste, dentre outras coisas, no planejamento regionalizado para o desenvolvimento econômico e social; na articulação, integração, desconcentração e descentralização dos diferentes níveis de governo e das entidades da administração pública direta e indireta com atuação na região; na gestão adequada dos recursos naturais e a proteção ao meio ambiente; na integração do planejamento e da execução de funções públicas de interesse comum; na redução das desigualdades regionais e sociais; na participação da sociedade civil organizada no planejamento regional, bem como na fiscalização dos serviços e funções públicas de interesse comum, na forma da lei. Esse “esquecimento”, portanto, não se justifica diante das riquezas, potencial econômico, social e grandiosidade de sua população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário