Durante a primeira sessão após a posse dos deputados na Assembleia Legislativa do Pará, o deputado estadual Zé Maria (PT) apresentou requerimento parabenizando o Dia Nacional do Gráfico, comemorado nacionalmente no dia 07 de fevereiro. A comemoração surgiu a partir de uma paralisação realizada pela categoria, em São Paulo, no ano de 1923. O movimento reivindicava aumento salarial e melhores condições de trabalho.
De acordo com a categoria, ser gráfico é trabalhar com impressão de matérias de todos os tipos, além de produzir artigos de cartonagem e papelaria, editar livros, convites, notas fiscais, jornais, revistas e etc.
Dados da Associação Brasileira de Indústrias Gráficas revelam que o mercado de trabalho na área gráfica no Brasil cresceu muito nos últimos anos devido ao aumento das tecnologias que proporcionam melhorias nas condições de trabalho. Segundo a Associação, atualmente o número desses profissionais chega a aproximadamente duzentos mil, sendo Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo os Estados onde podem ser encontrados a maioria desses profissionais.
Para Zé Maria, com o passar dos anos os serviços de impressão tornaram-se mais modernos e rápidos, levando os afazeres gráficos a se tornarem instrumentos de alta eficácia para o mundo das comunicações. “Acredito ser de fundamental importância a organização das categorias em sindicatos, e no caso dos gráficos existe uma categoria fortalecida e com uma história de luta política que contribuiu para o desenvolvimento do nosso país”, destaca o parlamentar.
Os votos de congratulações apresentados pelo parlamentar serão entregues aos representantes da categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário