O deputado estadual Zé Maria (PT) apresentou esta semana requerimento na Assembleia Legislativa do Pará solicitando a realização de Sessão Especial para discutir a situação da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. O documento foi assinado em conjunto com o deputado petista Airton Faleiro.
Estrutura – A criação da UFOPA foi um marco histórico para a educação do Pará. A Universidade foi criada pela Lei nº 12.085 de 5 de novembro de 2009, e foi a primeira instituição federal de ensino superior com sede no interior do Estado do Pará. Surgiu da incorporação dos campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) de Santarém, que mantinham atividades na Região Oeste. A UFOPA incorporou também outras unidades da UFPA e da UFRA para a formação dos campi de Oriximiná, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos, Juruti e Alenquer.
Contudo, no seu primeiro vestibular a instituição foi surpreendida com a demanda. Embora havendo uma significativa participação nesse processo, no total 17.585 candidatos inscritos, para preenchimento de 1.150 vagas ofertadas, apenas 25% dos aprovados preencheram os procedimentos de habilitação, ato que antecede a matrícula na UFOPA.
O deputado Zé Maria acredita que esta certamente é uma situação que merece preocupação de todos. “Esta Casa, como representante institucional do povo paraense, contando com dez deputados originários da Região Oeste, precisa participar da discussão que envolve a UFOPA, iniciando através de discussão ocorrida por meio de uma Sessão Especial, que deverá contar com a participação intensa dos variados segmentos da sociedade, especialmente, da Região Oeste” destacou o parlamentar ao protocolar o requerimento.
Devem ser convidados para a sessão os representantes da UFOPA e representante da Prefeitura Município de Santarém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário