quinta-feira, 5 de maio de 2011

Acidentes de trabalho matam mais do que guerras e Aids

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), um trabalhador morre a cada quinze segundos, três por minuto, seis mil por dia e 2 milhões por ano no mundo vítimas de doenças e acidentes de trabalho. Isso representa o dobro das mortes causadas pelas guerras e mais do que as vítimas da Aids. No Pará, segundo os dados mais recentes do anuário Estatístico da Previdência Social, os acidentes de trabalho aumentaram 5% entre 2008 (11.926 acidentes) e 2009 (11.934). Em todo o país foram registrados no INSS 723.452 acidentes do trabalho, em 2009.

Tal situação preocupa o deputado estadual Zé Maria (PT) que apresentou, esta semana, projeto de lei à Assembléia Legislativa instituindo o dia 28 de abril como o “Dia estadual de segurança e saúde no trabalho”. O objetivo do projeto é incentivar o governo do Estado a desenvolver campanhas visando a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores paraenses, com medidas educativas e preventivas.

O deputado argumenta que “é preciso que se faça alguma coisa para coibir situações como a queda do edifício Real Class que ceifou a vida de dois operários e só não causou uma tragédia maior por um milagre”. Ele lembra que só no setor da Construção Civil 53 trabalhadores morreram vítimas de acidentes de trabalho, na última década, no Pará, sendo que seis operários já morreram este ano, segundo levantamento do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém.

Dos 11.934 acidentes de trabalho registrados no Pará, em 2009, a maioria foi de acidentes típicos com Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT representando 66% do total, seguido de acidente sem CAT registrada (23%), de trajeto com CAT (9%) e de doença relacionada ao trabalho com CAT registrada (2%). (Dataprev 2009).

Desde 2003, o dia 28 de abril é considerado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o “Dia mundial em memória das vítimas de acidente e doenças no trabalho”. A data foi instituída em homenagem aos 78 trabalhadores mortos em explosão de uma mina nos EUA, no ano de 1969. Essa data faz parte do calendário da OIT, sendo reconhecida oficialmente por 19 países, inclusive o Brasil.

“Diante disso, entendo ser importante que também no Estado do Pará essa data seja considerada como “Dia estadual de saúde e segurança no trabalho”, como forma de incentivar, ainda mais, a concentração de atividades a serem realizadas na eficácia da saúde e segurança no trabalho”, justifica o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário