quarta-feira, 4 de maio de 2011

Zé Maria Solicita Sessão Especial para homenagear Santarém

 No próximo dia 22 de junho o município de Santarém completará 350 anos de existência. A Pérola do Tapajós, como ficou conhecida poeticamente em virtude de suas exuberantes belezas naturais, possui atualmente uma população estimada em 291.122 habitantes, de acordo com o Censo IBGE - 2010. A cidade é o principal eixo de integração da região e uma das cidades pólos do Estado do Pará.
Entendendo a importância do município para a região, o deputado estadual Zé Maria (PT) apresentou requerimento solicitando Sessão Especial para homenagear os 350 anos de fundação da cidade. “Nesse histórico aniversário, a prefeitura de Santarém, contando com a coordenação da Prefeita Maria do Carmo, realizará vários eventos comemorativos, inclusive, com inauguração de obras e melhorias de serviços para a população, a principal beneficiada. Enentendo ser importante que esta Casa também preste sua homenagem à Santarém, suas autoridades e, especialmente, ao seu povo, através de uma Sessão Especial”, declarou Zé Maria.
A 710 quilômetros de Belém, Santarém oferece uma variedade de atrações turísticas. Lindas praias estão distribuídas ao longo do rio Tapajós, muitas das quais exóticas e primitivas, podendo-se chegar até elas de barco ou de carro. Entre elas destaca-se Ater-do-Chão, com suas areias claras e águas cristalinas.
Por causa das águas claras do Tapajós, o município tem 1.992 quilômetros de praias exóticas e primitivas que mais parecem mar. É o caso de Alter-do-Chão, conhecida como “Caribe Amazônico”. Lá é o palco da maior manifestação folclórica da região, o Sairé, que atrai turistas do mundo todo.
Nos meses que vão de março até agosto, algumas praias chegam a desaparecer, por causa da cheia dos rios, mas no resto do ano, ressurgem com areias brancas e finíssimas, algumas de fácil acesso, outras completamente isoladas. Entre as mais conhecidas estão: Alter-do-Chão, Ponta do Cururu, Ponta de Pedras, Jutuba, Caraparanaí, Pajuçara, Arariá, Maria José, Salvação e Maracanã. 
A cidade é sede da Universidade Federal do Oeste do Pará, a primeira universidade pública paraense com sede fora do eixo metropolitano de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário