segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Deputado se propõe a levar reivindicações do Mopebam ao Ministro da Pesca

O deputado Zé Maria (PT) se reuniu na última sexta-feira, 23 de agosto, com representantes da Associação do Movimento dos Pescadores do Baixo Amazonas (Mopebam), na sede da colônia Z-20, mesmo após o cancelamento da presença do ministro Marcelo Crivella, que estaria em Santarém  para discorrer sobre o Recadastramento Nacional dos Pescadores.
Em nota, o Ministério da Pesca e Aquicultura afirmou que Crivella vai remarcar o encontro e que partir desta semana enviará equipes de técnicos para atender os pescadores e garantir que eles sejam incluídos no processo.
Segundo o Ministério, o Pará é o estado com o maior número de carteiras de pescador suspensas – quase 30 mil – desde o começo do trabalho de recadastramento. Houve, também, no estado, denúncias de uso indevido do documento para a obtenção do Seguro Defeso, uma espécie de Seguro Desemprego pago ao trabalhador na época da reprodução das espécies, quando a pesca é proibida.
O ministro pretende viabilizar parcerias com a Central das Colônias de Pesca da Bacia Hidrográfica do Araguaia e Tocantins e com o Movimento dos Pescadores do Oeste do Pará e Baixo Amazonas para o melhor atendimento dos seus associados durante o recadastramento.
De acordo com o deputado Zé Maria, mesmo diante da ausência do ministro, foi possível realizar o encontro e garantir a produção de um documento para ser entregue à Crivella. Estiveram no encontro, representantes das colônias de Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Curuá, Alenquer, Óbidos, Juruti, Santarém e Novo Progresso. “A carta de reivindicações do Mopebam foi entregue à mim para que o mandato articule a entregue ao ministro. Assumi o compromisso de fazer essa relação com a pasta e também em solicitar o reagendamento da visita á Santarém”, disse o parlamentar.
No documento, foram apontadas pelo movimento algumas reivindicações, como: a criação de uma superintendência do MPA em Santarém; agilidade na confecção das carteiras de pescadores; a responsabilidade por parte das colônias de pescadores e Mopebam da verificação da autenticidade dos documentos dos pescadores que irão fazer o cadastro no MPA; a entrega de forma imediata das fabricadas de gelo par aos municípios de Prainha, Monte Alegre, Alenquer e Óbidos; início das obras do CIPAR em Santarém; mais políticas de investimentos em infraestruturas na região com mais fábricas de gelo, mercados, feiras, transportes e aplicação do plano Safra.
Recadastro
Em todo o país teve início ontem uma campanha publicitária para convocar o pescador para o recadastramento. O trabalho publicitário usa o humor para chamar a atenção, brincando com as famosas histórias de pescador, mas alertando que o recadastramento é obrigatório. Para a campanha foi criado o selo “Pescador de Verdade”, que busca identificar quem realmente faz da pesca seu meio de vida. Em todo o País, também serão distribuídas cartilhas orientando o pescador a fazer o recadastramento, via internet, no site do ministério (www.mpa.gov.br).
A ação do Ministério também coloca à disposição dos pescadores um número de telefone e um e-mail para que falsos pescadores sejam denunciados. As denúncias podem ser feitas pelo número (61) 2023-3670 ou pelo e-mail fiscalizacao.cafis@mpa.gov.br.Os pescadores com documento suspenso têm até 11 de setembro para regularizarem seus cadastros.
Além do recadastramento, o Ministério está substituindo as carteirinhas de papel moeda por documentos semelhantes a um cartão de crédito. As novas carteirinhas vêm com um QR Code, que permite a fiscalização do portador com a ajuda de um telefone celular em qualquer lugar do País. O documento também passou a ser validado, anualmente, mediante a entrega de relatório de produtividade individual pelo pescador.
Almeirim

O parlamentar esteve no último sábado em Almeirim para reunir-se com lideranças locais, os vereadores João José (PT), Pedro Damião (PT) – presidente da Câmara Municipal -, vereador Vando (PHS), movimento sindical, pescadores, foi recebido pelo prefeito José Botelho e pelo vice-prefeito, Horácio. Na ocasião trataram de questões referentes à viabilização da liberação de recursos oriundos de emendas parlamentares apresentadas pelo deputado. Na oportunidade, Zé Maria participou da Feira de Arte e Cultura (FEARCA), importante evento do calendário local, ao lado do presidente municipal do PT, Carlos Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário