quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Deputados recebem reivindicações durante sessão da Alepa em Santarém

Os deputados ouviram na tarde de ontem, 13 de agosto, na sessão especial realizada nas dependências do Centro Recreativo de Santarém, que se encontrava completamente lotado, com mais de 300 pessoas presentes, as principais reivindicações dos segmentos organizados dos municípios do Oeste do Pará. A sessão itinerante em Santarém inaugurou a transmissão ao vivo pela internet, da rádio web Alepa, fora de Belém.
Foram pontuados itens relacionados como o direito do povo da região querer se emancipar do Estado do Pará, e outros relacionados a melhorais da situação da saúde pública, educação, transporte e infra-estrutura. Dos direitos da mulher, da necessidade da qualidade nos serviços de abastecimento de água e luz, do acesso a internet, e até reclamações e melhorias no sistema penal.
Na sessão aberta ao público os 28 deputados presentes puderam acompanhar os diversos discursos e receber demandas escritas, de representantes de índios; de garimpeiros; da liga esportiva local; de prefeitos; de portadores de deficiências – locomoção e visuais do Tapajós; de moto-taxistas; do Fórum de entidades representativas do Oeste do Pará e ainda de moradores organizados; de vereadores; da representação da OAB; e de tantos outros. Foram mais de 40 inscrições em mais de cinco horas de sessão pública.
“Estamos, com a ‘Assembleia itinerante’, ouvindo sem censura, e aprendendo a conviver com as demandas e com as diferenças regionais, para com isso discutir e votar um orçamento mais justo” avaliou o deputado Márcio Miranda (DEM), presidente da ALEPA, que coordena o projeto de interiorização do Poder Legislativo, que já esteve instalado em Marabá e Bragança. A próxima região a ser visitada será a do Marajó.
Pelo projeto os deputados se deslocam ainda em comitiva para outros municípios próximos da cidade pólo. Em Santarém, os deputados realizaram atividades ainda em Almerim, Mojuí dos Campos e Belterra. Para o deputado Miranda, as sessões especiais em Santarém e Almerim foram positivas.  “Escutar da comunidade que foi a primeira vez que se viu tantos deputados juntos ouvindo as demandas da sociedade foi muito significativo”, disse.
Olavo das Neves, presidente do Fórum de Entidades representativas do Oeste do Pará, exigiu equilíbrio nas distribuições dos investimentos do Estado tendo por base proporcionalmente a população residente nos municípios, e transparência com publicação dos dados do uso dos recursos públicos no site do governo.
O presidente da OAB de Santarém, Ubirajara Bentes, por sua vez, pediu mais investimentos em segurança pública, denunciou as precárias condições de trabalho dado aos Policiais Civis e Militares, da péssima atenção ao sistema penitenciário, adjetivando-o de “camburão de lixo”, e ainda da qualidade do sinal da internet na região, que dificulta a atuação de advogados e da justiça, dificultando o ‘peticionamento eletrônico’.
Os índios representados pelos caciques Roquenaldo Oliveira, dos Wai Wai de língua Tupi-Guarani, da Aldeia Mapuera, localizada em Oriximiná e de Enoque da etnia Arapyú, em Santarém, ambos exigiram a retomada e a permanência do projeto do ensino modular em suas tribos, respectivamente.

Ao final da sessão foram entregues títulos honoríficos a personalidades locais. A presidência dos trabalhos da sessão especial foi revezada entre o deputado Márcio Miranda, e os deputados com atuação na região, Nélio Aguiar(DEM); Antônio Rocha (PMDB) e Zé Maria (PT). A mesa dos trabalhos contou ainda com as presenças dos prefeitos Dilma Serrão, de Belterra; Sérgio Monteiro, de Monte Alegre; e dos vereadores Francivaldo Feijó, presidente da Câmara Municipal de Faro e do presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Henderson Pinto.
Com informações da Imprensa Alepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário