terça-feira, 6 de agosto de 2013

Realização do Festribal 2013 é parabenizada na Alepa

Nos últimas dias 25, 26, 27 e 28 de julho Juruti se revestiu de cores, danças, sons e sabores durante a realização da 19ª edição do Festival das Tribos (Festribal). Desde 2008, o evento é oficialmente Patrimônio Cultural do Pará. O evento foi parabenizado pelo deputado Zé Maria (PT), que por meio de moção protocolada hoje na Assembleia Legislativa do Pará, 06 de agosto, encaminhou votos de congratulações aos agentes envolvidos na organização do festival.
Entre os objetivos do festival está a preservação e valorização das tradições histórico-culturais do município de Juruti e do Estado do Pará, revivendo tradições, cantos e rituais míticos indígenas.  A “batalha das Tribos” como é conhecida, consiste na disputa coreográfica de duas tribos: Munduruku e Muirapinima. A festividade ocorre no Tribódromo, projetado especialmente para a realização do festival. O local possui o formato de uma canoa. A festa movimenta toda a cidade. Logo cedo os visitantes e habitantes começam a ocupar o Tribódromo na expectativa de apresentação das tribos. As agremiações se preparam durante meses para encantar o público e desafiar os jurados.
Segundo a prefeitura municipal de Juruti, o festival é uma aula de antropologia e história durante as apresentações, já que são contadas e cantadas as histórias das tribos. Entre as novidades anunciadas pela organização, está o projeto de criação da liga das tribos, o que pode ajudar a buscar recursos da iniciativa privada.
De acordo com a secretaria de Finanças de Juruti, o Festribal movimente a economia do município, gerando emprego e renda. Durante o evento, é montada toda uma estrutura que necessita de mão de obra. O número de pessoas na cidade aumenta, e o movimento no comércio é muito grande durante a realização do festival, o que contribui para o crescimento no comércio.

O parlamentar solicitou que fossem encaminhados votos de congratulação a todos os envolvidos, entre eles a campeã desse ano, a tribo Muirapinima e que cópias da moção sejam encaminhadas, também, para a tribo Munduruku, para a Prefeitura de Juruti, Câmara municipal de Juruti e Secretária de Cultura do município de Juruti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário