terça-feira, 20 de agosto de 2013

Zé Maria pede providências sobre assassinato de líder quilombola

Em requerimento apresentado durante a sessão ordinária de hoje, 20 de agosto, o deputado Zé Maria (PT) solicitou ao secretário de segurança pública do Pará, Luiz Fernandes Rocha, providências referentes ao assassinato do líder quilombola Teodoro Lalor de Lima, assassinado em Belém na madrugada do dia 19.
Conhecido apenas como Lalor, o líder foi esfaqueado no peito por um homem que teria invadido a casa de um parente onde Lalor estava hospedado, fugindo em seguida. Ele era presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo de Gurupá, no município de Cachoeira do Arari, na Ilha de Marajó.
Lalor veio à capital para participar do Encontro Estadual de Quilombolas do Pará, que vai até a próxima quinta-feira, 22. Na última terça-feira, 13, durante audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado, o líder denunciou a perseguição de fazendeiros da região à comunidade quilombola.
Na mesma a audiência, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entregou à Comunidade de Gurupá o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), que reconhece as terras onde fica a comunidade como de ocupação tradicional de descendentes de escravos levados à região para trabalhar em fazendas.
Organizações que defendem o meio ambiente e os direitos das populações tradicionais divulgaram uma carta na qual relatam que, em visita à comunidade onde vivem os mais de 700 moradores, no último dia 14, os moradores se mostraram preocupados com a situação e pediram a ajuda do Ministério Público para que os direitos da população não sejam cerceados e que haja proteção das pessoas que fazem denúncias de discriminação e opressão.
“Nos solidarizamos com a família e amigos, do líder quilombola, requeiro providências no sentido de apurar e investigar o crime e as motivações que levaram o assassino a cometer ato tão bárbaro, além da proteção dos outros líderes quilombolas que denunciam atos irregulares praticados contra as comunidades”, destacou Zé Maria.

Com informações da EBC
           

            Da tribuna, o parlamentar discursou sobre a sessão itinerante realizada na semana passada em Santarém. “Essa aproximação é importante para que todos os deputados tenham conhecimento da situação em que se encontram nossas regiões. Acompanhei os eventos que aconteceram, entre eles o encontro entre a prefeitura municipal de Santarém e Juruti, para firmar parcerias que possam levar desenvolvimento para essas localidades”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário