quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bancadas do PT se reúnem com ministro da educação


As Bancadas, estadual e federal, do Partido dos Trabalhadores do Pará se reuniram hoje com o ministro da educação, Aluisio Mercadante, para tratar do processo de implantação das duas universidades federais no Estado, sendo uma em Santarém, que já está em funcionamento (UFOPA) e outra em Marabá com projeto tramitando no Congresso Nacional (Unifesspa). Participaram como convidados das bancadas o presidente do partido no Estado, João Batista e o vice-reitor da Ufopa, Clodoaldo dos Santos. O deputado Zé Maria acompanha o debate de perto, em Brasília,
A reunião teve inicio com elogios dos parlamentares aos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma por terem atendido os pleitos da sociedade das regiões Oeste e Sul e Sudeste do Pará, principais beneficiarias com a implantação das duas universidades. Logo após os elogios vieram as solicitações.
No que se refere ao processo de criação da UNIFESSPA as bancadas solicitaram a inclusão de novos municípios, a serem contemplados como campus universitário. Quanto a UFOPA os parlamentares externaram preocupação quanto ao seu processo de consolidação. Foi relatado ao Ministro Aluízio Mercadante a insatisfação da comunidade acadêmica no que refere-se a ausência de uma gestão democrática e transparente, ausência de prestação de conta, assim como, o grande anseio da comunidade acadêmica pela eleição para Reitor.
Na Oportunidade a Bancada solicitou que o Ministério da Educação realizasse uma visita para verificar in loco o processo de consolidação da UFOPA. O Ministro de imediato solicitou ao Secretário de Ensino Superior (SESU), Amaro Henrique Lins, que realizasse essa visita, juntamente como uma equipe técnica para dialogar sobre os avanços e reclames no processo de consolidação com a comunidade acadêmica e apresentar um relatório. O Ministro foi convidado para visitar a UFOPA, assim como, inaugurar o Instituto Federal Rural de Marabá e fazer o lançamento da pedra fundamental da UNIFESSPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário