terça-feira, 24 de abril de 2012

Beneficiárias do Bolsa Família recebem certificados de cursos de capacitação


Conquistar uma qualificação profissional é o sonho de muitas pessoas, e para comemorar essa vitória foi realizada na manhã do dia 09 de abril, no Barracão Jamachi da Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (ACORJUVE), no distrito Muirapinima, a solenidade de entrega dos certificados às beneficiárias do Programa Bolsa Família dos cursos de qualificação profissional para geração de emprego e renda realizados pela Prefeitura de Juruti, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) em parceria com a ACORJUVE. 
Ao todo 45 mulheres, 15 por curso, conquistaram uma qualificação profissional e realizaram a meta se capacitando nos cursos de: fabricação de redes, produção em crochê e corte e costura. Foram 15 dias de curso nos dois turnos com carga horária de 120 horas aula que foram ministrados por Raimunda Gato e Belmira Vieira (produção de redes), Maria Betânia (produção em crochê) e Norma Goes (corte e costura) todas profissionais da Associação dos Artesãos de Juruti (AMJU). Segundo a Secretária de Assistência Social, Aparecida Camarão, "o programa de capacitação aumenta as chances de melhorar a vida dos beneficiários do Bolsa Família, já que oferece a oportunidade de aprender uma profissão, tendo assim melhores condições de conseguir um emprego", disse Aparecida.
Fizeram uso da fala as autoridades, as monitoras dos cursos e algumas beneficiárias. Destaque para Luziele Guerreiro de Souza, de 36 anos, da comunidade Pompom que é beneficiária do Bolsa Família há 10 anos e representou as demais colegas falando da satisfação em participar do curso. “Isso significa um sonho realizado em cada um de nós que fomos qualificados com esse primeiro curso de capacitação de corte e costura, crochê e também de produção de redes. Porque é um sonho que está sendo realizado hoje aqui dentro da nossa região de Juruti Velho. Isso não vai beneficiar só nós como mães, mas também nossos filhos, nossas filhas que também já estão começando esse aprendizado”, argumentou Luziele.
Participaram da solenidade que iniciou com uma celebração de agradecimento a Deus; a Primeira Dama e secretária de Assistência Social, Aparecida Camarão, o coordenador do programa Bolsa Familia em Juruti Gleizer Silva, as irmãs Franciscanas de Maristela (irmã Deca, irmã Brunildes e irmã Joanita) pastores (Ismael da igreja Assembléia de Deus e Julielson da congregação Paz), o secretário adjunto de Governo, Jonas Moraes, e o interino Antonio João Campos, lideranças comunitárias locais como o presidente da ACORJUVE Gerdeonor Pereira, o vereador presidente do legislativo, Cleverson Mafra, que acompanharam o deputado estadual, Zé Maria, também fizeram parte do evento.
Ao final da solenidade foi servido um almoço a todos os beneficiários e autoridades presentes. Durante o evento uma nova parceria foi firmada entre a secretaria de Assistência Social e a ACORJUVE. Desta vez para o curso de música que irá beneficiar os adolescentes e jovens da Região de Juruti Velho.
O programa Bolsa Família abrange 4.500 famílias em todo município de Juruti. O curso de capacitação foi uma ação complementar para incentivar a geração de renda das famílias atendidas que além do benefício recebem acompanhamento da SEMAS. Desta vez foram 13 comunidades da região de Juruti velho: Açai I, Açailândia, Maravilha, Santa Madalena, Mocambo, Bom Jesus, Capitão, Capelhinha, Nova Macaiani, Popom, Caapiranga, Ingrácia, núcleo Zé Maria, além do Distrito sede.


Fonte: Ascom - PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário