quarta-feira, 18 de abril de 2012

Zé Maria relembra Massacre de Eldorado através de moção na Alepa

Durante a sessão deliberativa de ontem, terça-feira, 17 de abril, o deputado Zé Maria, líder da bancada petista, manifestou solidariedade pelos 16 anos do massacre de Eldorado do Carajás. O discurso foi feito no dia em que, través da Lei n° 10.469/2002, o Brasil relembra a violência no campo em virtude do Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.
“Devemos relembrar as mortes dos 19 trabalhadores rurais e continuar lutando por um Estado com mais justiça social no campo, ausente de toda forma de violência”, iniciou o parlamentar. “Hoje completa dezesseis anos do massacre. Naquele dia 17 de abril de 1996, aproximadamente 155 policiais militares, fortemente armados, com a justificativa de desobstruírem a ‘Curva do S’ interditada por cerca de dois mil trabalhadores rurais sem-terra, provocaram a morte de 19 trabalhadores e mais de 75 feridos. Episódio que ficou mundialmente conhecido como o massacre de Eldorado do Carajás", continuou.
Segue abaixo trecho completo do documento apresentado à Casa:
Os trabalhadores rurais sem-terra lutavam pela desapropriação da Fazenda Rio Branco, no Município de Parauapebas e Fazenda Macaxeira, nos municípios de Curionópolis e Eldorado do Carajás. E com esse objetivo promoveram uma caminhada com destino à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) do município de Marabá, sendo interrompida de forma violenta pela Polícia Militar do Pará.
Um massacre que ainda hoje persiste, na medida em que sequer foi concluído o julgamento de seus responsáveis. O primeiro julgamento que considerou inocentes os comandantes da ação militar foi anulado em decorrência das evidências de irregularidades; o segundo condenou apenas dois oficiais (que ainda se encontram em liberdade), inocentando o restante dos policiais que comprovadamente participaram do massacre.
Por sua vez, a vida das vítimas sobreviventes do massacre é a comprovação de que o massacre continua. Ainda hoje, 16 anos desse crime, os sobreviventes possuem feridas físicas não cicatrizadas, sofrendo com projéteis de arma de fogo alojadas em seus corpos, com angústias psicológicas, enfim, com sequelas irreparáveis provenientes daquela criminosa.
Infelizmente, a violência no campo persiste. Depois do massacre, até 2010, ocorreram mais de 440 mortes em conflitos no campo. E o Pará continua sendo o Estado campeão no ranking de registros de violência contra a pessoa, que inclui assassinatos, ameaças de morte, prisões e torturas. Em 2009, foram oito assassinatos e 266 conflitos em território paraense.
Portanto, neste dia 17 de abril, instituído através da Lei n° 10.469/2002, como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, devemos relembrar as mortes dos 19 trabalhadores rurais e continuar lutando por um Estado com mais justiça social no campo, ausente de toda forma de violência.
Diante do exposto, por meio desta Moção, apresentamos manifestação de solidariedade aos familiares dos 19 trabalhadores sem-terra que morreram em nome de seus ideais, bem como das vitimas sobreviventes do massacre de Eldorado do Carajás e a todos os trabalhadores rurais deste Estado que lutam por uma reforma agrária justa e igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário