quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Na Alepa, Zé Maria parabeniza Sairé 2011

Disputa de Botos durante a festividade do Sairé.
Do dia 15 a 17 de setembro o município de Santarém realizou o festival folclórico do Sairé, ocorrido no balneário de Alter do Chão, distante 38 km do centro da cidade. Este ano, o enredo "A origem da festa, uma manifestação secular da cultura amazônica" rendeu ao Boto Tucuxi a vitória no Festival dos Botos, contra o Boto Cor de Rosa. No resultado da votação foram analisados critérios como figurino, trilha sonora e encenação.
O deputado Zé Maria, natural de Juruti, região Oeste do Pará, apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Pará parabenizando a realização do evento. “Como representante institucional do povo dessa região congratulo-me com esse momento histórico, cultural, turístico e econômico, e que demonstra a riqueza do povo santareno” destacou. “O poder público municipal, encabeçado pela prefeita Maria do Carmo, tem dispensado grande atenção à esse festival, disponibilizando toda estrutura que um evento dessa natureza exige e merece”, completou.
A festa
O festival do Sairé ocorre há mais de 300 anos, e trata-se de uma atividade cultural e religiosa. Sua programação inclui o levantamento de mastros enfeitados, procissão, ladainhas, exibições de diversas manifestações folclóricas, além de shows musicais, que atraem cerca de 150 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário