quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Zé Maria vota a favor do projeto contra a homofobia

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará aprovaram ontem, 31 de agosto, por unanimidade a lei que proíbe discriminação de qualquer cidadão em virtude de sua orientação sexual. O deputado Zé Maria (PT) foi um dos parlamentares presentes a sessão que votou a favor do projeto. “Esse debate faz parte da realidade de nossa sociedade, este parlamento não pode se isentar da discussão. Voto a favor por que sei que cada cidadão deve ter seus direitos garantidos. Ninguém pode ser discriminado pelo que sente por outro ser humano”, enfatizou o parlamentar.
Após a inserção de uma emenda apresentada pelo pastor e deputado Martinho Carmona (PMDB), o projeto teve adesão dos deputados da bancada evangélica. O acordo para aumentar o alcance da nova lei foi quem propiciou a unanimidade do projeto, colocando o parlamento paraense à frente de muitos outros que ainda não tiveram a ousadia de se posicionar contra a discriminação sexual.
De autoria da deputada Bernadete Ten Caten (PT), o projeto apresentado em 2010 não havia recebido parecer da Comissão de Justiça, mas a autora utilizou o artigo 11 da Constituição Estadual para levar a matéria à pauta em plenário, já que prevê a votação sem parecer em casos em que os projetos permanecerem mais de três meses na comissão.
Caso seja sancionada pelo governador Simão Jatene, o Pará será o primeiro estado a punir uma série de atos homofóbicos como impedimento de doar sangue aos homossexuais, impedir acesso, ou constranger LGBTs em estabelecimentos comerciais, entre outros.
Com informações do Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário