sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Zé Maria participa de debate na AL sobre emancipação do Carajás e Tapajós


Parlamentares da esfera estadual e federal se reuniram na última quinta-feira, 15 de setembro, no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Pará em sessão para debater a emancipação das regiões do Tapajós e Carajás. O tema foi debatido em tom de guerra pelos representantes da frente contra a criação dos novos estados Estados. O que prevaleceu foi o emocional dos participantes.
O debate foi proposto pelo deputado Raimundo Santos (PR) e contou com a participação dos presidentes das frentes pró e contra Carajás e Tapajós, prefeitos, vereadores, deputados federais, estaduais e outras lideranças políticas. O deputado Zé Maria (PT), integrante da frente pró-Tapajós. “O debate da nossa frente será pautado na responsabilidade e no amor pela nossa região. Nossa luta é para garantir a vontade da maioria. Se o plebiscito decidir pelo SIM, temos que defender a soberania do povo. Tenho minhas convicções e acredito que o Estado do Tapajós é viável”, destacou Zé Maria.
O deputado federal Lira Maia (DEM), presidente da Frente Tapajós, e deputado estadual João Salame (PPS), que preside a Frente do Carajás, defenderam que com 78 municípios o Pará remanescente terá um território menor para administrar. Segundo os parlamentares, o Fundo de Participação dos Estados (FPE) das três áreas alcançará cerca de R$ 4 bilhões, cada.
Atualmente, o Pará recebe cota de R$ 2.3 bilhões. “Não somos separatistas, defendemos uma estratégia de política de desenvolvimento para as três regiões”, enfatiza Lira Maia. Ele e João Salame foram muito aplaudidos e também rechaçados pela plateia presente ao debate.
Os presidentes das frentes contra o Tapajós, deputado estadual Celso Sabino (PR), e contra o Carajás, deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB), foram enfáticos em rebater os argumentos e estabeleceram um clima de embate, longe de enriquecer o discurso por meio de informações relevantes.
Com informações do Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário